
Mas aquilo que dizem ser a pior crise desde o Crash de 1929 me fez retornar a uma memorável aula de história ainda no colegial. O professor de olhos azuis que me pedia toda aula pra apagar a lousa falava de uma crise bem parecida que infectou a querida França de Napoleão Bonaparte.
E quando tudo parecia quebrado e o desemprego acelerado, o sábio e pequeno imperador teve a idéia mais genial de todo o capitalismo histórico: mandou a Casa da Moeda fabricar mais desse papel que chamamos dinheiro. Assim a crise acabou e ele investiu em muitas obras públicas para gerar empregos e a população sair da miséria. Veja, não há mistério: se o dinheiro tá acabando, a gente manda imprimir mais. E se o emprego tá escasso, a gente inventa alguns.
Passei dias procurando mais informações sobre os fatos narrados acima sobre a história da França, como datas e nomes. Mas não encontrei nada no Deus Google. Espero que me perdoem pela falta de embasamento. Posso afirmar apenas que conheci os fatos durante as aulas de história. Se alguém souber mais sobre esse capítulo francês do capitalismo, favor entrar em contato.
2 comentários:
Ele criou o tal banco da França em 1800. Com isso, regulou a emissão de moedas e reduziu a inflação.
Talvez tenha mandado construir a Pont Neuf, ou quem sabe uma reforminha no Louvre, que na época nem sonhava ainda em ser um museu, né.
Imprimir mais dinheiro, que eu saiba, aumenta a inflação. Se você não gerou mais riquezas, aumentar o número de papéis que as representam só faz os próprios papéis valerem menos. Creio que a solução deve ter sido outra (e proporcional ao tamanho do país e contexto do século).
Postar um comentário