Essa não é a sua vida.

21 de outubro de 2008

Dói, mas no dia seguinte, aperto meu pé outra vez

Vesti as sandálias de tiras cinzas por alguma culpa católica que ainda tento me desfazer. O toc-toc me irritava e aos poucos os pés foram inchando. Lembro de poucas e memoráveis vezes que precisei enfrenta-la, mas para minha mãe há uma decepção surda da minha falta de jeito. Eu não emagreci, não pintei os cabelos, não abandonei os tênis nem as mesmas calças jeans, nunca fui a rainha da paquera nem preservei o orgulho quando haveria de preservar. Mas invariavelmente ela me aparece com um objeto totalmente fora da minha imagem, fruto do ideal que ela guarda na cabecinha de mãe. Foram duas sandálias de tirinhas e saltinhos. E eu não agüentei. (Escuta, não gostei não. Não precisa me comprar coisas que eu não peço). Ser grossa faz parte daquela imagem que ela vê, mas finge não escutar. Não chorou por compostura e me abandonou de seu horizonte cuidadoso por algumas horas. E eu vesti as sandálias. Pela culpa cristã. Pela filha que não sei ser. Pela mulher que treino parecer. E meus pés doem no sapato apertado.

6 comentários:

Vinícius Castelli disse...

E o que seria das relações se as pessoas não cedessem vez ou outra, não é!
Ah, tem tanta coisa que gostariam que fossem diferentes em mim, e tantas coisas que eu gostaria que fossem diferentes nos outros.
A gente até se esforça...e tenta relaxar a dor nos pés.
Mas somos o que somos.
Bj

Emil disse...

Culpa cristã é uma coisa que fode a vida da gente mesmo. E aperta o pé, a mão, a cabeça... aperta tanto que não há música suficiente no repertório pra fazer as referências necessárias.

Mas o que dói mesmo é que tem gente -- geralmente próxima -- que sabe fazer a gente sentir. E usa isso sem dó.

GG disse...

ah, poupe-me. que culpa cristã que nada. era só dizer que não gostou e ir trocar na loja por um modelo de seu gosto, ué!

Scorce disse...

Foi a sandália que você usou ontem?
Hahahahaha
Eu ía comentar que achei nada a ver com você, mas fiquei na minha.
Cheguei até a pensar "nossa, sou só eu que não consegue usar saltinho mesmo".

Vanessa, cuidado, o veado está acuado.

Scorce disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
De Marchi ॐ disse...

Acho que teu orgulho de coturno bem preferia estar descalço, mas nas velhas batalhas de pais e filhos eu não me meto.
Muitas vezes mordi quando bastava rosnar.