Essa não é a sua vida.

6 de maio de 2008

O homem sem passado

"O homem feliz é o que não tem passado. O maior dos castigos, para o qual só há o pior dos infernos, é a gente recordar. Lembrança que vem de repente e ataca como uma pontada debaixo das costelas, ali onde se diz que fica o coração. Alguém pode ter tudo, mocidade, dinheiro no bolso, um bom cavalo debaixo das pernas, o mundo todo ao seu dispor. Mas não pode usufruir nada disso, por quê? Porque tem as lembranças pertubando. O passado te persegue, como um cão perverso nos teus calcanhares. Não há dia claro, nem céu azul, nem esperança de futuro, que resista ao assalto das lembranças."
Raquel de Queiroz em Memorial de Maria Moura (Sim, o da minissérie da Globo)

Eu não sou velha. Mas fiquei pensando que com 22 anos eu tenho passado. Porque até os 15, eu não sentia que a vida da gente ia mudando tanto assim. Eu fico vendo aquelas telas todas que vão passando e nem sei se esse passado todo ensina mesmo. Por que não se vive uma tela só? Mas aí eu, que tenho só as duas dezenas de passado, ainda não sei responder.

5 comentários:

De Marchi ॐ disse...

Ótimo. Serve a quem só tem crimes.
Ainda assim, por pura estupidez, reservo-me o direito de contrariar.
Todo mundo completa memórias. Alguns põem mais sangue na faca; outros, menos ocre na seca. Chegará o dia em que só elas restarão e, como você, lembrarei que já desejei não tê-las. Não, minto: terei pouco tempo para perder com más lembranças (tomara!).
Até lá, hei de parir material, flexível por demais e mesmo assim indispensável.


Boa sorte, prato fundo!

De Marchi ॐ disse...

P.S.: Antes que xingue (hehehehe), afirmo que li o recado onde se diz: "Essa não é a sua vida".
Apenas uma dúvida: será que é a sua?
:D

Pronto. Já pode xingar.

Anônimo disse...

Num flash de memória entre gengibres e tangerinas eu lembro do livro na mesa no bar. Tomaria outros daqueles agora e são 9h da manhã.

Quéroul disse...

espera os 30.

beijo

De Marchi ॐ disse...

/\
|| Eu quero conhecer essa Carol!